A era da supremacia quântica
Computador quântico x computador comum
Os computadores quânticos utilizam princípios da física quântica para solucionar grandes cálculos em um tempo relativamente curto. Enquanto isso, os computadores comuns até podem realizar essa função, mas levarão muito mais tempo, sendo impossível para o ser humano aguardar por esse resultado em vida.
Outro aspecto importante das diferenças entre as máquinas é a forma como a informação é processada. O computador comum utiliza o bit, representado por 1 ou 0, enquanto o computador quântico utiliza o qubit, que pode ser 0 e 1 ao mesmo tempo. Ou seja, enquanto o bit convencional analisa uma combinação de cada vez, uma dupla de qubits pode analisar quatro pares de informação de forma simultânea, tornando essa tecnologia muito mais rápida e eficiente.
Como funciona o chip quântico da Google?
O Sycamore contém 53 qubits e pode ser considerado um dispositivo de última geração para a tecnologia quântica. O teste realizado pelos pesquisadores da Google AI Quantum, em conjunto com acadêmicos do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), teve como objetivo estabilizar os qubits por tempo suficiente para solucionar problemas que outras máquinas levariam anos para resolver.
Durante o teste, o chip quântico do Google teria conseguido compreender o funcionamento de um gerador de números aleatórios em apenas 200 segundos, enquanto um computador convencional levaria milhares de anos para chegar a esse resultado. O Sycamore utiliza princípios da física quântica em sua performance, sendo considerado altamente eficiente para a resolução de cálculos. No entanto, vale lembrar que quanto maior for o número de qubits reunidos, maiores serão as chances de ocorrerem instabilidades.
Os computadores quânticos e a segurança digital
A capacidade de atuação do Sycamore possibilita a rápida resolução de problemas de alta complexidade como, por exemplo, a quebra de criptografias. Isso representa um grave risco à proteção de dados, visto que, enquanto a criptografia busca tornar ilegíveis as informações enviadas pela internet, a computação quântica atua de forma rápida para desvendar esses códigos.
No âmbito do Direito Digital, existem normas que visam à preservação e proteção das informações online dos indivíduos. Como exemplo, podemos citar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que está para entrar em vigor e tem como objetivo garantir maior segurança jurídica a empresas e titulares destes dados.
Até lá, é importante que as empresas se informem e se preparem para essa nova configuração da privacidade de dados, principalmente frente ao constante desenvolvimento da computação quântica.