Amanda Pasqual tem artigo aprovado em banca de pós-graduação do IFRS
No dia 30 de novembro, nossa advogada Amanda Pasqual apresentou seu trabalho de conclusão de curso para uma banca de avaliadores no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus de Farroupilha.
Desenvolvido em conjunto com o orientador e professor de matérias de direito Augusto Horiguti, o artigo consistia no trabalho final da especialização ofertada pelo IFRS. A partir dessa aprovação, nossa advogada, graduada em direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) passa a se tornar também pós-graduada em Gestão e Inovação.
Com o título “A Gamificação como Ferramenta Estratégica de Líderes de Equipes para a Inovação”, o artigo explorou a relação entre os jogos corporativos e as estratégias dos líderes para a inovação nas organizações. Para isso, foram realizadas pesquisas em estudos que descreveram a implementação da gamificação nas empresas, de forma a identificar aspectos como objetivos dos jogos, papéis dos líderes nos projetos gamificados e impactos da gamificação relacionados à inovação.
Como resultado, o artigo mostrou que a gamificação melhora os processos das empresas, aumenta a colaboração entre os participantes e facilita a geração de ideias, com os líderes desempenhando importantes papéis em todas as etapas do projeto. Além disso, foi possível verificar que a gamificação leva a diferentes formas de inovação, incluindo a criação de novos negócios, processos, produtos e serviços.
Além do orientador, a banca foi formada pela professora de administração Olga Blauth e pelo coordenador da especialização de Inovação e Gestão e professor de matérias contábeis, Oderson Panosso. Após a apresentação e a deliberação dos avaliadores, nossa advogada foi aprovada com a nota final de 9,5. O trabalho estará disponível para consulta na biblioteca física e digital do Instituto Federal e deve ser publicado no próximo ano.