Compliance, Governança Corporativa e ESG
Quando um movimento vira tendência, ficamos propensos a agir com ele, sendo difícil escapar do que chamamos de efeito manada. Vimos isso acontecer em 2021, com os termos “compliance”, “governança corporativa” e “ESG” começando a aquecer o mercado e movimentar as empresas em uma frenética corrida para se atualizarem e se diferenciarem das demais. E a conclusão disso foi que, quem correu para estar à frente, conquistou grande relevância para sua empresa e trouxe valor tangível para o seu negócio.
Tendência que veio para ficar
Apresentar missão, visão e valores não é mais o suficiente, a moda agora é ter uma gestão que atue ativamente em questões ambientais, sociais e éticas. Uma organização atenta aos pilares da ESG, principalmente ao compliance e à governança corporativa, é uma organização confiável, com repercussão financeira positiva e o mais importante: uma imagem favorável perante clientes e investidores.
A manada te seguindo
Enquanto algumas empresas começam a implementar a ESG pelos pilares Environmental e Social (ambiental e social), com ações pequenas e sem efetiva relevância, nosso escritório trabalha o eixo Governamental como ponto de partida. A base da governança corporativa, como já dissemos em outros artigos do blog, é instalar uma cultura de boas práticas no ambiente de trabalho, com transparência, equidade e responsabilidade na tomada de decisões, enfrentando aspectos complexos e conflituosos. Só então passamos aos demais pilares da ESG, que surgem de forma natural e orgânica nesta caminhada.
Para além da tendência
Quando falamos em compliance, também falamos em integridade corporativa, normas anticorrupção, conformidade à lei, ações éticas e outros recursos que possam evitar fraudes e irregularidades em uma empresa. São ações que, junto à governança, reestruturam seu negócio de forma consistente, segura e correta.
Atentos a essa tendência e acompanhando desde o começo do ano suas mudanças, nosso escritório hoje é autoridade em temas que envolvem compliance, governança corporativa e ESG. Com a presença do nosso sócio-fundador Frederico Cattani em diversos eventos, além de estarmos sempre atualizados, mantemos em pauta a relevância desse movimento nas empresas. Dos vários eventos, destacam-se:
Palestra sobre “Programas de Compliance e Integridade”, para a Escola do Legislativo, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, com a presença da vereadora e Diretora da Escola do Legislativo, Marisol dos Santos, do vereador Mauricio Scalco e do ex-secretário Francisco Spiandorello.
Palestra sobre “Governança Corporativa para Startups”, na Jornada de Direito Disruptivo - Inovação, Startups e Empreendedorismo, realizado pelas Comissões de Direito Empresarial e Corporativo e de Direito Digital e Novas Tecnologias da OAB - Subseção de Caxias do Sul, com a presença de Fernanda Pimentel, Coordenadora dos Cursos de Graduação em Direito e Graduação Tecnológica em Comércio Exterior na Faculdade de Tecnologia TecBrasil e Cássio Ramos, fundador da QualyTool e da Lemon Go.
Destacando-se positivamente
Sua empresa até pode conhecer os pilares do ESG, mas ela deve se destacar em meio ao bando. Ser bem-sucedido na estruturação do seu negócio não é apenas atender aos requisitos, mas realmente colocar em prática seus conceitos, começando pelo compliance e governança corporativa, que podem ser a distinção do seu negócio. Nesse aspecto, saber que estamos aptos a te auxiliar na revisão, adaptação e elaboração de políticas de boas práticas, programas de conformidade e estruturação de uma cultura de integridade, além de outras assessorias voltadas ao ESG, é estar à frente da tendência quando o assunto é o futuro dos negócios.