FCRT marca presença no Startup Weekend Farroupilha
Novos negócios, inovação e tecnologia são palavras que incentivam os participantes do Startup Weekend (SW). Como já falamos por aqui, o evento acontece em várias cidades do País e do mundo, sempre promovido pela empresa global Techstars e por um grupo de voluntários do município em que ocorre.
Na Serra Gaúcha, a comunidade de Caxias do Sul realizou sua 10ª edição em julho deste ano e agora foi a vez de Farroupilha, promovendo a sua 2ª edição nos dias 21, 22 e 23 de outubro.
Qual é o problema?
Só quem participou de um Startup Weekend entende essa pergunta. A pesquisa e a identificação de um problema que posteriormente será solucionado é uma das etapas da metodologia criada pela Techstars para o evento.
O processo todo acontece em um final de semana, com o objetivo de gerar projetos inovadores do zero. Na sexta-feira, os participantes se reúnem em grupos com uma ideia predefinida. Durante o sábado e o domingo, eles trabalham em seus projetos, passando por fases como validação do problema, criação de uma solução, elaboração de um produto mínimo viável (MVP) e apresentação do negócio para público e jurados. Após a apresentação final, também chamada de pitch, são escolhidos três primeiros colocados, que ganham premiações para dar continuidade a seus projetos.
Farroupilha no cenário de inovação
O Startup Weekend Farroupilha movimentou o cenário de inovação da região nos dias 21, 22 e 23 de outubro. A sua 2ª edição contou com mais de 90 participantes da própria cidade, de Caxias do Sul e de Bento Gonçalves. Além disso, cerca de 40 empresas patrocinaram o evento, seja com alimentação (que não foi pouca) ou com camisetas, copos, crachás e demais itens.
O FCRT foi um dos apoiadores do evento. Nosso sócio Raphael Di Tommaso também colaborou como mentor, sendo responsável por ajudar os times a desenvolverem seus projetos. Além disso, a advogada Amanda Pasqual fez parte da organização do evento, ajudando nas áreas de marketing, de relações públicas e de captação de patrocínios. A advogada Júlia Premaor, uma das organizadoras da 10ª edição de Caxias do Sul, participou do evento, integrando um grupo que desenvolveu a ideia de conectar tutores e cuidadores de pets por meio de um aplicativo.