Frederico Cattani foi mediador de palestra com Desembargador Voltaire de Lima Moraes
A capacidade e a habilidade de solucionar problemas complexos nunca foi tão necessária. As rápidas transformações demandam soluções cada vez mais inovadoras que, dificilmente, as áreas do conhecimento conseguem solucionar de forma isolada.
A multidisciplinariedade, já ensinada em sala de aula há décadas, agora é colocada em prática em razão da necessidade de alcançar resultados diferentes dos tradicionais. Assim, profissionais de áreas distintas se unem para colaborar em projetos paralelos, a exemplo dos administradores, contadores e advogados atuando juntos em demandas empresariais.
Direito e Administração
A Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (AANERGS) realizou, por meio do seu Comitê de Estudos Jurídicos, o II Mens Legis. O evento aconteceu no dia 8 de novembro, no auditório da Câmara da Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CIC), e contou com a palestra do ilustre Desembargador Voltaire de Lima Moraes, que preside a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o qual também já presidiu na gestão anterior.
Incentivando a multidisciplinariedade, a palestra conciliou duas matérias diferentes, mas complementares: direito e administração. O tema foi “As decisões do poder judiciário e seus reflexos na sociedade brasileira: segurança jurídica, gestão judiciária e impasses para celeridade”. A plateia se formou, principalmente, por empresários, gestores, líderes e administradores.
Além de assuntos voltados à gestão, como celeridade e razoável duração do processo, uniformização da jurisprudência para a segurança jurídica e cultura da judicialização, o Dr. Voltaire afirmou que o Poder Judiciário está finalizando seu processo de digitalização e tem, como objetivo, eliminar os processos físicos a partir do próximo ano.
Nosso sócio Frederico Cattani participou da palestra como mediador. Em sua fala, reconheceu uma participação sistêmica do Judiciário que muitas vezes não é vista, mas sentida por toda a sociedade. Ele também apontou a necessidade desmedida do Judiciário para a resolução das demandas como uma realidade cultural.
O evento foi prestigiado por diversas autoridades, como o juiz Sérgio Fusquine, representando o Poder Judiciário de Caxias do Sul, o promotor Adrio Gelatti, Diretor do Ministério Público em Caxias do Sul, o Presidente do Conselho Deliberativo da Câmara da Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CIC), Emir José Alves da Silva, o presidente da AANERGS, Marcos Pretto, o vereador Felipe Gremelmaier, representando a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o presidente da Frente Parlamentar para Startups, Empreendedorismo Inovador e Proteção de Dados da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Maurício Scalco, a presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA) e ex-presidente da AANERGS, Maria Lourdes Fagherazzi, e o Presidente da Associação Garantidora de Crédito (RS Garanti), Ângelo Artur Mestriner. Outras entidades também estiveram representadas no evento, como o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA/RS), a Associação Brasileira de Advogados (ABA), representada pela nossa advogada Júlia Premaor, a Subseção de Caxias do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS).
A palestra está disponível no canal da AANERGS do Youtube e pode ser visualizado clicando aqui.