Jornal do Comércio publica artigo de Raphael Di Tommaso sobre a importância econômica da inovação
O Jornal do Comércio, um dos mais respeitados periódicos do Brasil, publicou , em sua edição do dia 29 de março, o artigo “Inovar para voltar a crescer”, de autoria de nosso sócio Raphael Di Tommaso. O texto aborda a importância estratégica da inovação como vetor de desenvolvimento econômico e geração de emprego.
Vindo de um ano de péssimos resultados, com uma queda de 5,1% do PIB em 2022 frente ao crescimento de 2,9% do PIB do Brasil, o Rio Grande do Sul precisa se reinventar para sair do atoleiro. Uma das possibilidades é o investimento em inovação. Nesse sentido, Di Tommaso defende a união de esforços da chamada quádrupla hélice, que envolve empresas, sociedade civil organizada, universidades e poder público.
O artigo destaca diversas iniciativas importantes da capital e do interior do estado, incluindo eventos e espaços voltados à promoção do empreendedorismo inovador, como South Summit, Mind7 Startup, InovaSAP, Instituto Caldeira, Instituto Hélice, Elos Hub, CIDICA, UCS Inova, Tecnovates, Tecnosinos, Techpark e Tecnopuc.
Reforçando a importância da pauta, a edição também traz artigo do ex-presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, abordando o tema “Os desafios da inovação”. Em sintonia com o defendido por Raphael, que destacou que “os benefícios do investimento em inovação, tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada, nunca foram tão evidentes”, Cardoso salientou que “a inovação é a chave para a competitividade em qualquer setor, seja ele público ou privado”.
Nota-se, portanto, que a pauta da inovação é atual, irreversível e praticamente unânime. Resta torcer para que os esforços do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (sim, começa pela inovação), atualmente capitaneada por Simone Stülp, gerem os resultados esperados. E, felizmente, até o momento tudo indica que sim.