Nova Petrópolis recebe Raphael em painel sobre leis de inovação
No dia 6 de novembro, nosso sócio Raphael Di Tommaso palestrou na sede da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) para contribuir com o debate sobre a criação de leis municipais de incentivo à inovação. Trata-se de uma iniciativa do Órbita Deutsche Valley, hub de inovação que é fruto da reunião de esforços entre ACINP, Sicredi, SebraeX, Prefeitura de Nova Petrópolis e Feevale.
O painel foi iniciado por Eduardo Costa, Diretor Executivo da ACINP, que apresentou o Órbita e falou da importância da iniciativa para o desenvolvimento da cidade e da região. Posteriormente, Vanessa Seibt Ciocca, Diretora Administrativa na Seibt Máquinas, falou sobre a história da empresa, que tem a inovação no DNA. Falou da importância de uma gestão adequada da inovação, da necessidade do envolvimento dos diferentes setores da organização e de como a Seibt conseguiu superar a maior crise de sua história por meio da inovação.
Raphael, por sua vez, abordou os principais pontos que devem estar presentes em uma lei de incentivo à inovação. Trouxe exemplos de outras cidades em que tem contribuído com a elaboração de leis de incentivo, falou da experiencia da Frente Parlamentar para Startups, Empreendedorismo Inovador e Proteção de Dados da Câmara de Caxias do Sul e de outras iniciativas das quais participa em todo o estado.
Em sua fala, deu exemplos de princípios e objetivos que podem nortear a elaboração de políticas e leis de incentivo. Destacou a importância de respeitar a vocação da cidade, mas sem esquecer os demais municípios da região. Salientou que é fundamental a estruturação de uma governança e da formalização de uma política, de forma poder medir resultados e corrigir rumos quando necessário. Finalizou dizendo que não se deve ter medo de errar, pois o erro é parte do processo de aprendizado e que o ambiente de inovação deve ser vivo e buscar um processo de melhoria contínua. Nosso sócio também parabenizou Vanessa Seibt pela coragem, determinação e sucesso, afirmando que ela deve servir de exemplo para os jovens do município.
Como próximos passos, será realizada uma sensibilização dos núcleos temáticos e dos diretores da ACINP, com o intuito de envolver mais interessados no processo de estruturação do Órbita e de elaboração da legislação municipal de incentivo ao empreendedorismo inovador, e, posteriormente, no começo de 2024, será formado um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de minuta de lei, a qual será apresentada oportunamente ao Poder Público. A advogada especializada em propriedade industrial e membra da Comissão de Startups e Tecnologia da Associação Brasileira de Advogados, Melissa Alves, também esteve presente e tem participado ativamente do projeto.