Raphael contribui com a criação de leis de inovação em cidades gaúchas
Já faz algum tempo que a inovação deixou de ser um termo usado apenas por grandes empresas. Progressivamente, ele foi incorporado na rotina das pessoas e, hoje, faz parte do processo interno de organizações de todos os portes e segmentos. Seja nas empresas, instituições, startups ou entidades, a inovação está relacionada ao crescimento e evolução, mas, principalmente, à sobrevivência do negócio em mercados cada vez mais competitivo.
Nesse cenário, estamos vivenciando uma fase em que a inovação aberta começa a ganhar ainda mais espaço. Cidades do Rio Grande do Sul, por exemplo, já iniciaram diálogos, trocas de conhecimentos e experiências, de forma colaborativa, com diversos atores da sociedade, especialmente para a construção de leis de estímulo à inovação. De acordo com nosso sócio Raphael Di Tommaso, a “Serra Gaúcha acordou de vez para o tema e há um misto de curiosidade, vontade de fazer acontecer e medo de ficar para trás”.
Uma dessas cidades é Nova Petrópolis que, por meio do Órbita, seu hub de inovação, realizou um evento aberto para toda a comunidade com o objetivo de sensibilizar seus atores sobre a importância e os benefícios dos investimentos em inovação. No dia 11 de setembro, empresas, entidades, empreendedores e representantes do poder público estiveram presentes no workshop, que abordou temas como ambientes inovadores, atuação prática e acelerada junto aos hubs de inovação e conexões para construir um ecossistema inovador pensado para o futuro. Os participantes também acompanharam de perto os primeiros passos da preparação para a 1ª lei de incentivo à inovação da cidade que é berço do associativismo na América Latina.
Raphael, representando a Comissão de Startups e Tecnologia da Associação Brasileira de Advogados (ABA), palestrou sobre o tema “Construindo um Ecossistema de Inovação”. O evento também contou com a presença da advogada Melissa Boff Alves, membra da Comissão desde o ano passado. A criação do Hub é uma iniciativa que envolve a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), a prefeitura municipal, o SebraeX, a Sicredi Pioneira e a Feevale Tech Park.
Após a palestra em Nova Petrópolis, Raphael se dirigiu a Farroupilha, que, desde dezembro de 2022, está realizando encontros de sensibilização para a criação de uma lei própria de estímulo à inovação. A primeira reunião ocorreu no dia 22 de dezembro e formou o grupo “Transforma Farroupilha”, cuja missão foi realizar atividades para entender o papel de cada agente nesse ecossistema, buscar referências em outras localidades, como Florianópolis, e movimentar os atores locais.
Após diversos trabalhos realizados pelo grupo, foi dado início à construção da lei de inovação no dia 11 de setembro, em uma reunião que contou com a participação de Raphael como colaborador para a criação da lei, projeto que terá à frente o advogado e consultor do Sebrae Alexandre Tonin. Além dele e da Comissão de Startups e Tecnologia da ABA, outras pessoas e entidades estão envolvidas no projeto, como o próprio grupo Transforma Farroupilha, a prefeitura da cidade, o SebraeX e o Integra Farroupilha.