Raphael Di Tommaso e Júlia Premaor prestigiam painel promovido na Câmara Municipal
Nosso sócio Raphael Di Tommaso e nossa advogada Júlia Premaor participaram, no dia 4 de julho, de um evento promovido pela Frente Parlamentar para Startups, Empreendedorismo Inovador e Proteção de Dados da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O painel “Talk: da inovação à realização – cases de startups de sucesso” trouxe representantes de três startups diferentes para apresentarem as trajetórias, os desafios e as conquistas de seus negócios.
A primeira painelista foi Tati Duarte, co-fundadora da Alia Inclui, startup que criou o primeiro selo de rótulo acessível do Rio Grande do Sul. A empresa ajuda pessoas com deficiências visuais por meio de um aplicativo próprio que lê código de barras e descreve por voz as informações dos rótulos dos produtos. Além de apresentar os desafios que a startup teve no início de sua trajetória, a painelista também ressaltou suas conquistas, como as duas maiores premiações do Gramado Summit: a Batalha das Startups Ventiur Capital e o Sebrae Like a Boss. Como próximos passos, Tati destacou a internalização da Alia Inclui e a integração da plataforma com a base nacional de códigos de barras.
Em seguida, Rafael Valentini, co-fundador e CEO da Movestock, compartilhou um pouco da jornada da startup que conecta compradores e vendedores de estoques excedentes por meio de uma plataforma freemium. O painelista falou sobre os resultados da empresa que, este ano, desenvolveu uma esteira virtual para operacionalizar de ponta a ponta os estoques excedentes. Trata-se de uma solução que integra o próprio marketplace a sistemas automatizado de gerenciamento, com o objetivo de reduzir o desperdício das indústrias. Além dessas inovações, a empresa está visando a uma grande evolução para os próximos 18 meses, por meio da assinatura de expressivos contratos de investimento junto ao Instituto Hélice, à Sicredi e à Ventiur, com uma captação aberta de R$ 1 milhão.
Por fim, Raphael Taranto, CEO da iCurti, startup do Rio de Janeiro, falou sobre o rápido crescimento que o empreendimento teve desde o lançamento oficial da sua plataforma. Na plataforma, as pessoas podem criar listas de presentes virtuais para todas as ocasiões, divulgando-as para seus contatos, que realizarão suas compras como se estivessem em uma loja virtual. Uma das vantagens da plataforma é que o criador da lista resgata os valores dos presentes em dinheiro. Durante sua fala, o painelista destacou a participação da iCurti no WebSummit Rio, no qual a empresa foi selecionada como Startup Alpha. Os próximos passos incluem o lançamento de novas funcionalidades na plataforma e a prospecção de novos clientes, incluindo a possibilidade de fechar contratos no formato “white label”.
Na abertura do painel, Júlia falou sobre a 11ª edição do Startup Weekend Caxias do Sul, que ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho. Após destacar que os ingressos já estavam esgotados, convidou os presentes a participarem das próximas edições, destacando que a 3ª edição do SW Farroupilha acontecerá no mês de outubro. Ao final do painel, Júlia fez uma provocação sobre o impacto do compartilhamento de ideias das startups e perguntou de que forma elas lidam com a confidencialidade dessas ideias.
A Frente Parlamentar para Startups, Empreendedorismo Inovador e Proteção de Dados é, atualmente, presidida pelo vereador Maurício Scalco, que tem Raphael Di Tommaso como assessor técnico jurídico. Nosso sócio, que proferiu a palestra de abertura da reunião de instalação da Frente, representou ela no Fórum de Proteção de Dados dos Municípios e no Comitê Central de Governança de Dados da Câmara de Caxias do Sul. Raphael também participou de painéis anteriores sobre metaverso, investimentos em startups e inovação, LGPD no Poder Público e empreendedorismo inovador.
Assista o vídeo completo do evento na página do Facebook da Câmara de Vereadores.