Raphael Di Tommaso é mediador no I Simpósio sobre Inteligência Artificial
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) promoveu, nos dias 7 e 8 de agosto, o I Simpósio sobre Inteligência Artificial: o poder da IA nas suas mãos. O evento trouxe diversos profissionais e autoridades no assunto para debater a respeito de temas atuais e relevantes relacionados à inteligência artificial, com o objetivo de entender como a ferramenta pode nos auxiliar, quais são seus benefícios e quais serão os desafios e os reflexos dessa tecnologia no futuro. O evento recebeu mais de 300 pessoas presencialmente e teve mais de 5.000 visualizações no YouTube apenas nos dois primeiros dias.
Nosso sócio Raphael Di Tommaso participou do primeiro dia de evento como mediador do terceiro painel, trazendo apontamentos para o debate sobre desafios e oportunidades da Inteligência Artificial para o Poder Público. Dividiu a mesa com os palestrantes Patrícia Montemezzo, professora da UCS, Sabrina Oliveira Xavier, doutora em Direito e Diretora do Living Lab Porto Alegre, Marcos Cesar de Oliveira Pinto, ex-Diretor do Departamento de Empreendedorismo Inovador na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e atualmente coordenador-geral de interoperabilidade de dados na Secretaria de Governo Digital do Ministério de Gestão e Inovação no Setor Público.
A primeira palestrante, Patrícia Montemezzo, trouxe os desafios e as oportunidades da inteligência artificial no direito, no judiciário brasileiro e a regulamentação dessa ferramenta por meio do Projeto de Lei n° 2338 de 2023. Para contribuir com sua fala, nosso sócio reiterou que a regulamentação da IA é necessária para trazer segurança jurídica tanto a quem usa quanto a quem desenvolve essa tecnologia.
Em seguida, Sabrina Oliveira Xavier falou sobre como a cidade de Porto Alegre está se posicionando frente aos desafios e as oportunidades da IA, ressaltando o trabalho do programa Living Lab POA, que visa a posicionar a cidade como referência de município amigável aos testes de soluções inovadoras em ambiente público. Ao final, Raphael falou sobre o Fórum de Direito Digital e da Inovação de Porto Alegre, cujos grupos de trabalho abordam os temas inteligência artificial, governo digital, Marco Legal das Statups e LGPD.
Por fim, Marcos Cesar de Oliveira Pinto abordou temas do governo digital, principalmente quanto às oportunidades de uso da IA na administração pública e os cases de soluções usando essa tecnologia no governo. Raphael finalizou o painel reforçando que as tecnologias podem e devem ser usadas para ofertar, de forma inteligente, serviços públicos de qualidade para o cidadão.
Durante seus dois dias, a multidisciplinaridade foi um dos grandes destaques do evento, oportunizando aos espectadores assistirem a painéis de assuntos diversos, em diferentes áreas do conhecimento. A própria organização do simpósio envolveu profissionais de áreas como Artes e Arquitetura, Ciências da Vida, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Jurídicas, Ciências Sociais e Humanidades.
Patrocinaram o evento organizações como Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), Instituto Hercílio Randon, CDL Labs Caxias do Sul e RDimer Incorporadora & Construtura. Apoiaram o evento a OAB Subseção de Caxias do Sul, a Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (AANERGS) e Ibis Hotel, além da Frente Parlamentar para Startups, Empreendedorismo Inovador e Proteção de Dados (ISPD), na qual Raphael é assessor jurídico, e da Comissão de Startups e Tecnologia da Associação Brasileira de Advogados (ABA), na qual é Presidente.
O evento foi aberto ao público e ocorreu no UCS Teatro, localizado no campus-sede da instituição. Também foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da universidade, disponível neste link.