Raphael Di Tommaso fala sobre Inovação para advogados em Flores da Cunha (RS)
Ecossistema de inovação foi o assunto que tomou conta da noite de quarta-feira, dia 6 de julho, no Encontro do Núcleo dos Advogados do Centro Empresarial de Flores da Cunha. O evento, que aconteceu no Casulo Espaço Criativo, trouxe vários insights importantes e reflexivos sobre como introduzir elementos inovadores nas nossas rotinas e, principalmente, em nossos ambientes de trabalho.
Painelista do evento, nosso sócio Raphael Di Tommaso abordou a inovação como impulso para a transformação e atualização da advocacia. Durante a sua fala, intercalada com participações e questionamentos dos advogados presentes, Raphael destacou que, cada vez mais, o direito precisa se adequar às novas tecnologias e situações delas decorrentes. Como exemplos, citou circunstâncias envolvendo a recente Lei Geral de Proteção de Dados, a governança corporativa, o tratamento jurídico para as inteligências artificiais, a possível regulamentação das criptomoedas, o direito do trabalho em tempos de home office, dentre outros desafios.
Raphael também comentou sobre a multidisciplinariedade do direito, que deve dialogar não apenas com outras esferas do âmbito jurídico, mas também com demais áreas do conhecimento, como tecnologia da informação, administração, contabilidade, marketing e até mesmo com o setor público, assunto que foi tratado anteriormente pelo Secretário Tiago Mignoni, que abordou o ecossistema inovador na administração pública.
A mediação do painel foi feita pelo advogado membro do Núcleo de Advogados do Centro Empresarial de Flores da Cunha e da Comissão Estadual de Direito das Startups e Tecnologia, Matheus de Oliveira. O evento também contou com a presença da Coordenadora do Núcleo, Vivian Vecini, e do Delegado da Caixa de Assistência aos Advogados (CAA-RS) da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Caxias do Sul (OAB Caxias do Sul), João Henrique Leoni Ramos.