Raphael Di Tommaso palestra na APEME em Garibaldi (RS)
Com foco em inovação, conexões e incentivo ao empreendedorismo, muitas cidades estão aderindo à construção de espaços abertos para que pessoas e organizações possam trocar experiências, conhecimentos e ideias, além de desenvolver projetos de forma conjunta para toda a comunidade.
Conhecidos como centros de inovação, esses ambientes têm o potencial de criar redes globais de parceria, formando um ecossistema que busca transformar o mercado no qual está inserido. No entanto, para ser construído, é necessário ter o apoio e o incentivo dos agentes da quádrupla hélice: empresas, instituições de ensino, poder público e entidades da sociedade civil.
Em cidades da Serra Gaúcha, esse movimento já está acontecendo. Podemos citar o exemplo da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (APEME), que está protagonizando a consolidação do ecossistema inovador na cidade por meio da Apeme Colab, um centro de inovação em construção ao lado da sua atual sede.
Como parte da programação voltada à inovação e para contribuir com o propósito da entidade de inspirar novos negócios, desenvolver empreendedores e ajudar seus associados a crescerem, nosso sócio Raphael Di Tommaso foi convidado a palestrar para um grupo de empreendedores, advogados, professores universitários e colaboradores da associação no dia 30 de setembro.
Dentre os tópicos da palestra sobre o ecossistema inovador, Raphael abordou questões como requisitos para um produto ou serviço ser inovador e benefícios das leis de inovação para apromoção do desenvolvimento econômico e social, descentralização de atividades, cooperação e integração entre entes públicos e privados, incentivo à constituição de ambientes favoráveis, promoção da capacitação científica e tecnológica e utilização do poder de compra do Estado.
Vale ressaltar que Raphael também participou da construção da Lei de Inovação em Caxias do Sul, por meio da participação na Frente Parlamentar para Startups, Empreendedorismo Inovador e Proteção de Dados Pessoais, além de atualmente estar envolvido com a criação de leis de incentivo nas cidades de Farroupilha e Nova Petrópolis.
Como se percebe, as leis de incentivo à inovação são uma tendência das cidades e um grande incentivo para as empresas. Organizações que implementam inovação em seus processos ganham em crescimento sustentável, em melhorias internas, no fortalecimento da marca e, principalmente, no aumento da rentabilidade financeira.