Raphael Di Tommaso palestra no Centro Empresarial de Flores da Cunha
A Inteligência Artificial no dia a dia dos escritório e do Judiciário foi o tema da palestra realizada pelo nosso sócio Raphael Di Tommaso para o Núcleo de Advogados do Centro Empresarial de Flores da Cunha, no dia 11 de março. Tópicos como impactos, desafios, pontos fortes e fracos, ameaças e aplicações dessa tecnologia foram apresentados aos advogados e demais profissionais presentes, que contribuíram com o debate.
Durante sua fala, Raphael destacou que a inteligência artificial tem a capacidade de tornar serviços mais precisos e realizar tarefas repetitivas com mais eficácia. Além disso, essa ferramenta ajuda a tomar decisões com mais facilidade, auxilia a fazer diagnósticos mais precisos e acelera o desenvolvimento tecnológico. Em contrapartida, ainda apresenta alguns obstáculos, principalmente referentes à privacidade de dados, incertezas sobre direitos autorais, preconceitos algoritmos e usos inapropriados, como para a prática de fraudes. Sobre o tema, recomendamos a leitura do artigo escrito pela advogada Amanda Pasqual sobre inteligência artificial e a ética dos dados.
Nosso sócio também apresentou um apanhado histórico sobre essa tecnologia e seu crescimento exponencial, ressaltando a conquista de 1 milhão de usuários do ChatGPT em apenas 5 dias. Falou sobre IA generativa, opções de aplicativos e dicas para usar as ferramentas.
Apesar das facilidades que as ferramentas trazem, Raphael apontou cuidados que devem ser tomados pelos usuários, trazendo exemplos como a notícia de um juiz que usou, em sua decisão, teses inventadas pelo ChatGPT. Outro ponto de destaque é a regulamentação dessas ferramentas.
Por fim, ressalta-se que Raphael já participou de outros eventos cujo tema principal estava relacionado a inteligência artificial, como a audiência pública sobre o uso da IA pelo Poder Judiciário em Porto Alegre, o Seminário sobre IA em Brasília, o I Simpósio sobre Inteligência Artificial em Caxias do Sul, além de ter proferido palestra sobre o tema para servidores do Judiciário no Fórum de Farroupilha. Ainda, contribuiu para a criação da Cartilha sobre Inteligência Artificial, desenvolvida pela Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados da Subseção da OAB de Caxias do Sul, que está disponível gratuitamente em seu site e que, recentemente, foi disponibilizada no site da Escola Superior de Advocacia do Rio Grande do Sul (ESA/RS). A cartilha também teve participação das nossas advogadas Júlia Premaor e Amanda Pasqual.