Raphael Di Tommaso palestra sobre novas oportunidades na advocacia no painel de abertura do Congresso Advocacia 4.0
Como se nota nos temas abordados recentemente aqui no blog, como governança e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, estamos cada vez mais inseridos em um contexto de novas situações que demandam atitudes diferentes das tradicionais. Soluções e respostas que funcionavam antigamente, hoje, já não são mais tão relevantes, seja no direito ou em qualquer outra área profissional.
Nos últimos anos, nós ajustamos nossas rotinas ao mundo digital e às novas tecnologias, enquanto as empresas passaram a incorporar inovação a seus processos e produtos. A agilidade se tornou uma característica essencial para os negócios, assim como estar em transformação se tornou lema de empresas inovadoras e com potencial de crescimento. Consequentemente, a estabilidade ficou no passado, principalmente em ambientes que incentivam a evolução tecnológica.
O direito, por ser uma área burocrática, com processos bem definidos e pouco espaço para mudanças, teve certa dificuldade para se adequar ao mundo digital, pelo menos no Brasil. No entanto, muitas atividades estão acontecendo para ajudar a mudar essa realidade e trazer agilidade, inovação e certo grau de informalidade ao jurídico. Uma dessas iniciativas é o Congresso Advocacia 4.0, realizada pelo Portal Juristas.
Novas oportunidades na advocacia
É com foco nas tendências, nos novos recursos e nas possibilidades futuras que o Congresso Advocacia 4.0 surgiu. Nessa 2ª edição, o evento trouxe mais de 150 juristas de todo o Brasil para debater, de forma online, assuntos relacionados à inovação e à tecnologia, incentivando uma atuação mais dinâmica dos advogados.
Acompanhando o conceito já popularizado de indústria 4.0, o objetivo dos painéis do evento é impulsionar o direito a uma cultura moderna, buscando entender como a internet das coisas, a inteligência artificial, o marketing digital e tantas outras novidades podem colaborar para a atividade do profissional.
Além de encorajar o pensamento fora do tradicional, os 6 dias de congresso se propõem a buscar diferentes possibilidades e transformações em mercados já existentes, além de novas oportunidades de negócio, para reduzir custos, acelerar processos, facilitar a comunicação e proporcionar mais benefícios do ambiente inovador para os profissionais do direito.
Abrindo os trabalhos
Os primeiros painéis do Congresso Advocacia 4.0 aconteceram de 20 a 22 de setembro, das 8h às 19h. A abertura, no dia 20, contou com a participação do nosso sócio Raphael Di Tommaso, que colaborou com insights sobre o tema “Novas oportunidades na advocacia”.
Em sua fala, Raphael destacou a tendência de atuação dos advogados voltada para o consultivo, a fim de evitar futuros problemas e demandas judiciais. Além disso, falou sobre as possibilidades de aplicar o direito às novas relações de negócios, a exemplo das startups, por meio de contratos recentes, como o LLP, e de novas cláusulas contratuais, como drag along, tag along e vesting.
Por fim, Raphael ainda ressaltou a necessidade de o advogado interagir com outras áreas do direito e, até mesmo, com ambientes externos ao mundo jurídico, transformando-se em um profissional multidisciplinar. Assim, será capaz de conectar novos assuntos ao direito, aplicando essas relações na prática jurídica.
Também participaram do painel, ao lado do nosso sócio, outros profissionais como a advogada e consultora em Gestão de Serviços, Ísis Fontanele, o CEO da Advogados para Startups, da MD Law e da Bendita Internet, Marcilio Drummond, e o advogado em Direito Digital e procurador, Aldo Evangelista. A mediação foi feita por Wilson Furtado Roberto, professor, advogado e empreendedor jurídico.
Para quem tiver interesse em assistir, o painel está disponível no youtube do Portal Juristas e pode ser acessado por esse link.
O Congresso Advocacia 4.0 continua, nos dias 27, 28 e 29, com outros painéis e assuntos interessantes. O instagram do Portal Juristas traz as coordenadas para participar dos últimos dias desse evento.
Para relembrar: na edição do ano passado, Raphael abordou o tema “Advocacia 4.0: a antiga versão será descontinuada”, que está disponível no YouTube.