Raphael fala sobre inovação e tecnologia para a TV Cidade Farroupilha
No final de 2023, nosso sócio Raphael Di Tommaso participou novamente do Podstar, programa apresentado por Juliana Plestch e transmitido pela TV Cidade Farroupilha, Canal 14 da Net. Essa foi a sua segunda participação no programa, comparecendo pela primeira vez ao estúdio para falar sobre direito digital no episódio que foi transmitido em julho e está disponível no canal do YouTube da TV Cidade Farroupilha.
Já nesta última participação, nosso sócio falou sobre importantes movimentos envolvendo direito e inovação que ocorreram durante o ano de 2023, como forma de retrospectiva, além das possíveis tendências e novidades que podem surgir em 2024. O episódio também está disponível no YouTube.
Serra gaúcha em destaque
Um dos assuntos abordados diz respeito aos trabalhos da Comissão de Startups e Tecnologia da Associação Brasileira de Advogados (ABA), da qual nosso sócio participa juntamente com a apresentadora e empresária Juliana e nossas advogadas Amanda Pasqual e Júlia Premaor.
Durante o ano, a Comissão fez visitas técnicas a diversos municípios do Rio Grande do Sul para promover pautas de empreendedorismo e leis de incentivo à inovação. O movimento está gerando resultados em cidades como Vacaria e Garibaldi, que já começaram a falar sobre o assunto, bem como Nova Petrópolis e Farroupilha, que deram início à construção de suas leis de inovação. Além disso, a Comissão foi uma das fundadoras do Fórum de Direito Digital & Inovação do município de Porto Alegre, que tem Raphael na coordenação do GT de LGPD e Amanda e Júlia como membras do GT do Marco Legal das Startups.
Raphael relembrou também eventos promovidos pela Comissão, a exemplo do painel “Empreendedorismo Feminino e Inovação”, em parceria com a Conexo, da 2ª edição do “Saúde Integra: Saúde, Tecnologia e Inovação”, junto à Comissão de Direito à Saúde da ABA-RS e do evento do projeto Salve uma Criança, da Comissão Nacional das Crianças e Adolescentes. Também citou apoios em eventos como Startup Weekend Caxias do Sul, I Simpósio sobre Inteligência Artificial e o lançamento de novos desafios do Conexo Challenge.
Inteligência Artificial e outras tecnologias
O episódio reforçou que o uso da Inteligência Artificial (IA) deve ser acompanhado de conhecimento sobre as plataformas, suas limitações e análise crítica dos resultados. Nesse sentido, Raphael afirmou que a IA pode fazer qualquer pessoa fingir bem, mas não a faz ser o que não é. Por isso, são ótimas ferramentas para profissionais que sabem identificar resultados certos, errados e dúbios. Apesar disso, elas possuem alto potencial de desenvolvimento em 2024, principalmente pelos vultuosos investimentos de grandes empresas como Google e Meta.
Em relação à rápida evolução das tecnologias versus suas regulamentações, Raphael destacou a criação de leis mais abertas, principiológicas, e não tão engessadas, já que o processo legislativo é demorado, caro e feito por pessoas que, na maioria das vezes, não possuem conhecimento técnico sobre o assunto.
Além disso, nosso sócio destacou que, em 2024, o poder público e as empresas podem vislumbrar a inovação como forma de sobrevivência. Por isso, é importante participar e criar conexões em ambientes de inovação, a fim de desenvolver cada vez mais o ecossistema, unindo atores de diversas localidades. Ainda, deve-se filtrar essas experiências para extrair resultados que importam para as organizações, não de forma a replicar situações, mas ajustar as atitudes de acordo com cada realidade.
Direito, tradição e inovação
Ao entrar no assunto da multidisciplinariedade, nosso sócio afirmou que o direito não pode mais se desconectar de outras áreas, como contabilidade e relações humanas, principalmente no âmbito empresarial. Também não se deve abandonar práticas tradicionais para adotar apenas processos considerados modernos. Nesse sentido, ser disruptivo ou inovador não significa abandonar condutas já consolidadas. A tendência é que ocorra, cada vez mais, um encontro de gerações, com empresas inovadoras aprendendo com as tradicionais e vice-versa.
Outras participações
No ano de 2023, Raphael também participou de outros podcasts e programas de televisão, falando sobre direito para startups no Os Universitários, direito empresarial na Questão de Ordem e empreendedorismo e inovação no Programa Resolvendo Dilemas.
Além disso, nossas advogadas também já participaram do Podstar, Amanda falando sobre desafios, obstáculos e oportunidades da inovação e das novas tecnologias e Júlia abordando os temas da liderança no Startup Weekend Caxias do Sul e da atuação feminina de forma inovadora. Elas também participaram, em 2023, do Podcast do Dia, uma iniciativa liderada por Júlia e pela Comissão de Startups e Tecnologia da ABA.