Raphael palestra sobre IA no projeto Bem-estar no Fórum de Farroupilha
A Inteligência Artificial é um assunto que vem sendo discutido há muito tempo, mas que começou a aparecer nas principais pautas de debates a partir de novembro de 2022, com o lançamento do ChatGPT. Nosso escritório vem acompanhando as discussões e as novidades sobre o tema, inclusive por meio da participação na audiência pública sobre o uso da inteligência artificial pelo Poder Judiciário, que ocorreu em Porto Alegre, e no Seminário sobre Inteligência Artificial, em Brasília.
Após quase 1 ano destes eventos, o assunto continua sendo destaque em palestras, workshops e projetos, seja por sua relevância na rotina das pessoas ou na transformação das empresas. Como exemplo da importância da IA, a Universidade de Caxias do Sul promoveu, em agosto deste ano, o I Simpósio sobre Inteligência Artificial, envolvendo diversas áreas de graduação, como o Direito. Nosso sócio Raphael Di Tommaso foi um dos mediadores do evento, que também contou com o apoio da Comissão de Startups e Tecnologia da Associação Brasileira de Advogados.
Recentemente, no dia 18 de setembro, Raphael foi convidado a realizar uma palestra sobre o tema no Fórum de Farroupilha. O evento fez parte do Projeto Bem-Estar, uma iniciativa conduzida pelo Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Dr. Enzo Carlo di Gezu, com o objetivo de fomentar e incentivar o desenvolvimento de servidores do Judiciário, mas também aberta à participação da sociedade.
Durante a palestra, Raphael abordou alguns tópicos sobre o impacto da Inteligência Artificial nas nossas vidas, destacando sua utilidade, principalmente para realizar tarefas repetitivas, gerar conteúdos, produzir diagnósticos com maior precisão e auxiliar na tomada ágil de decisões. Também falou sobre a repercussão dessas ferramentas para o desenvolvimento tecnológico, que está crescendo em ritmo exponencial. Em contrapartida, destacou alguns desafios a serem enfrentados em razão dessa tecnologia, como a eliminação de certas profissões, as incertezas sobre direitos autorais, a má utilização das aplicações e questões referentes à ética dos dados.
Nosso sócio também trouxe um breve histórico do termo “inteligência artificial”, falou sobre a dimensão que essas ferramentas já possuem, mostrando como o ChatGPT conquistou 1 milhão de usuários em apenas 5 dias e destacou a existência de inúmeras ferramentas que usam IA. Finalizou a palestra falando sobre a Cartilha de Inteligência Artificial desenvolvida pela Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados da Subseção de Caxias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), que teve sua participação e das nossas advogadas Júlia e Amanda.