Raphael participa da 2ª Semana da Inovação de Santo Antônio da Patrulha
As startups são modelos de negócios repetíveis, escaláveis e conhecidos, principalmente, pela inovação, disrupção e autonomia. Comparadas a empresas tradicionais, que normalmente seguem fórmulas preestabelecidas, as startups têm mais liberdade de escolha, podendo errar, consertar e melhorar seus processos, produtos ou serviços. Isso, no entanto, não as exime de seguir obrigações legais, motivo pelo qual devem buscar assessoria especializada, até mesmo no começo de suas jornadas.
Para exemplificar a importância do direito nesses negócios inovadores, os eventos do Startup Weekend de Caxias do Sul e Farroupilha tiveram nosso sócio Raphael Di Tommaso como jurado e mentor, respectivamente.
Outro exemplo foi a 2ª Semana de Inovação de Santo Antônio da Patrulha (INOVASAP). O evento aconteceu de 21 a 27 de outubro, realizado pela Prefeitura da cidade, por meio de sua Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPDE).
A convite de Kassiano Fraga, Diretor de Inovação da Prefeitura, e representando a Comissão de Direito das Startups e Tecnologia da Associação Brasileira de Advogados do Rio Grande do Sul (ABA-RS), nosso sócio Raphael Di Tommaso participou do painel de encerramento do evento. A atividade foi promovida pela Comissão da Jovem Advocacia de Santo Antônio da Patrulha e aconteceu na sede da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santo Antônio da Patrulha.
Durante o evento, Raphael abordou aspectos jurídicos para novas empresas e negócios em transformação, complementando a temática central da atividade “Tecnologia e Inovação na Advocacia: Direito para Startups e Novos Formatos de Escritório”. Também participou do painel o advogado e Diretor Jurídico da Associação Gaúcha de Startups (AGS), Lucas Euze?bio. O painel teve a mediação do Diretor de Inovação da Prefeitura e da Presidente da Comissão da Jovem Advocacia de Santo Antônio da Patrulha, Morganna Zanotto.
Dentre os presentes estavam a Secretária Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, engenheira Katiane Costa, e o tesoureiro da Subseção local da OAB, advogado Filipe de Souza.