Frederico Cattani
FCRT FCRT

Direito Digital e Advocacia 4.0 são tema de palestra em Vacaria

O Campus Universitário da UCS Vacaria foi palco, na noite do dia 30 de maio, da abertura da Semana Acadêmica de Direito, que marcou o retorno dos alunos aos eventos presenciais. A convite da coordenadora do Curso de Direito, professora Naura Rech, nosso sócio Raphael Di Tommaso foi o palestrante da noite, que teve como mediador o advogado Rodrigo Toledo Rodrigues.

Com o auditório cheio, apesar das baixas temperaturas, Raphael falou sobre Direito Digital e Advocacia 4.0, assunto que traz importantes implicações tanto para o direito atual, quanto para seu futuro.

Durante sua fala, levantou temas relevantes, como evolução digital, implicações jurídicas da era 4.0 e como os advogados poderão se preparar para enfrentar demandas que envolvem criptomoedas, metaverso, startups e outras inovações que ainda estão por vir. Para finalizar a noite, os alunos e professores participaram com questionamentos, envolvendo principalmente a Lei Geral de Proteção de Dados.




OAB de Vacaria recebe a Comissão da ABA/RS
 
Antes da palestra na Semana Acadêmica, nosso sócio Raphael Di Tommaso, atual presidente da Comissão de Direito das Startups e Tecnologia da Associação Brasileira de Advogados, realizou uma visita institucional à a sede da Subseção da OAB de Vacaria, acompanhado da assistente jurídica do FCRT Júlia Premaor, que atualmente é membro consultora da Comissão. A visita integra os esforços para o projeto de interiorização da Comissão, voltado a levar iniciativas e atividades relacionadas à inovação para municípios do interior do Rio Grande do Sul.

A Comissão foi recebida pela presidente da Subseção, advogada Monique Dall Acua, pelo secretário-geral, Rodrigo Toledo Rodrigues e pelo tesoureiro Gade Santos de Figueiró. O principal assunto da reunião, que ocorreu na sede da Subseção, foi a união das entidades para realizar, em Vacaria e região, atividades voltadas à inovação. A proposta foi muito bem recebida e foi sugerida a participação de outras entidades, a exemplo da Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vacaria. Em conversa posterior, o diretor do campus da UCS de Vacaria, professor Marco André Pegorini, se mostrou entusiasmado com a ideia e se colocou à disposição para contribuir com a iniciativa.




Inovação em Vacaria
 
Após a visita à Subseção da OAB, a comitiva visitou o iLimitada Coworking, espaço inovador, fundado durante a pandemia, que vem sendo usado de forma colaborativa por diversos profissionais e estudantes. A fundadora, Patrícia Bolsoni, recebeu e guiou os visitantes pelos ambientes do empreendimento, mostrando as salas de diferentes tamanhos e formatos, além do auditório com capacidade para até 300 pessoas.
Durante a visita, Patrícia ressaltou que o local já foi utilizado para alguns eventos de inovação e que poderá ser palco do Startup Weekend de Vacaria.