Frederico Cattani
FCRT FCRT

Empreendedorismo, inovação e startups: eventos que marcam o mês de fevereiro

A Festa da Uva é um dos maiores eventos do País, sendo o primeiro evento transmitido ao vivo e a cores no Brasil há exatos 50 anos. Além de ser uma festividade que celebra a colheita da uva, também é a oportunidade de discutir assuntos importantes como empreendedorismo e tecnologia, principalmente nesta 33ª edição, que contou, pela primeira vez, com o palco Solo de Inovação, uma grande iniciativa da SebraeX. 

 

Nosso sócio-fundador Raphael Di Tommaso prestigiou a passagem de vários profissionais e entidades que protagonizam o ecossistema de inovação da Serra Gaúcha e palestrou  em diversas atividades sobre temas que fazem parte do dia a dia do escritório.

 

O primeiro bate-papo aconteceu no sábado, dia 19 de fevereiro, na inauguração do palco do Solo de Inovação. Com o tema “Startups: Caminhos para iniciar e empreender”, o painel foi promovido pelo grupo Uniftec e contou com a participação do nosso sócio, de Fernanda Pimentel, Coordenadora dos Cursos de Graduação em Direito da Uniftec, e Nathalia Martins, advogada tributarista.

 

Já no dia 24 de fevereiro, Raphael marcou presença no painel “Empreendedorismo inovador”. Neste debate também participaram o Coordenador do Curso de Direito da FSG e Coordenador da Diretoria de Política Urbana e Infraestrutura da CIC Caxias, Fábio Scopel Vanin, o co-fundador da Vivacidade Lab, Tiago Fiamenghi, a administradora Cristiana Ferronatto e do empresário Diogo De Gregori. O painel foi promovido pela Frente Parlamentar para Startups, Empreendedorismo Inovador e Proteção de Dados, presidida pelo vereador Maurício Scalco.

 

Nosso sócio participou da trilha do Acelera Serra, no dia 26 de fevereiro, como presidente da Comissão Estadual de Direito das Startups e Tecnologia da Associação Brasileira de Advogados - ABA e coordenador jurídico do Acelera Serra. O tema foi “Jornada do Unicórnio: como o Marco Legal das Startups pode me ajudar a conseguir investimentos?”. Além de dicas para empreendedores direcionarem suas startups para a captação de investimentos públicos e privados, Raphael dividiu valiosas informações sobre o pensamento estratégico para atrair a atenção e ganhar a confiança dos investidores.

 

Por fim, mas não menos importante, a Festa da Uva foi tema de um especial transmitido pela Rede CNT na TV aberta em rede nacional. O programa mostrou vários aspectos da festividade e contou com participações de personalidades como Fernando Bertotto, Presidente da Festa da Uva, Adiló Didomênico, Prefeito de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, Secretário da Agricultura de Caxias do Sul e a rainha e as princesas da festa, Pricila Zanol, Bruna Mallmann e Bianca Fabro Ott. Nosso sócio Raphael também participou falando sobre a experiência do Solo de Inovação. O vídeo está disponível no canal do apresentador e diretor da CNT no Rio Grande do Sul Oli Paz, que você pode acessar clicando aqui.

 

A Festa da Uva, assim como o palco Solo de Inovação, teve seu encerramento no dia 6 de março. Já é grande a expectativa para a próxima edição da feira e para que essa ação de inovação do SebraeX se estenda para outros eventos na região.