Frederico Cattani
FCRT FCRT

South Summit, Instituto Caldeira e as surpresas do evento!

Inspirador, futurista e relevante. Essas são as palavras que podem, muito bem, descrever o South Summit deste ano, experiência que tomou Porto Alegre nos dias 4, 5 e 6 de maio. O evento que conecta empresas, empreendedores e investidores novamente surpreendeu seus participantes com atividades, debates e trocas de conteúdos de alto nível. Nosso escritório não ficou de fora, marcando presença com os sócios Frederico Cattani e Raphael Di Tommaso e a assistente jurídica Júlia Premaor.
 


As oportunidades estão aqui

A escolha do local para sediar o South Summit, que é um dos maiores eventos de inovação do mundo não foi por acaso. Da América Latina, o Brasil possui o maior ecossistema de startups, com mais de 20 unicórnios, ou seja, empresas com valor acima de 1 bilhão de dólares. Além disso, o forte centro de inovação, os grandes parques tecnológicos e as mais de mil startups mostram que a organização do South Summit acertou em ter oficializado, no mês de outubro do ano anterior, a capital gaúcha como sede do evento deste ano. Realmente, não restam dúvidas de que muitas oportunidades residem em Porto Alegre.
 

É sobre networking

Este foi um dos pontos altos para qualquer pessoa que pôde fazer uma visita ao Cais Mauá e caminhar pelos arredores do evento. Principalmente para os investidores e empreendedores, o South Summit serviu como uma vitrine para que grandes negócios pudessem ganhar vida, conectando interesses comuns a diversas oportunidades.

Falando em números, aproximadamente 20 mil pessoas, de mais de 50 países diferentes, participaram do evento. Entre elas, quase 450 eram investidores, representando fundos com mais de 60 bilhões de dólares. Além disso, mais de 400 palestrantes passaram pelos cinco palcos do evento, dividindo conhecimentos sobre inovação, tecnologias e o futuro das startups, principalmente no cenário nacional.

Apesar de todos esses dados estimados, é incontável a quantidade de relações e conexões criadas nesses três dias de intensas atividades.


 

Ganhadores de peso

O destaque, claro, ficou por conta do concurso de startups, que movimentou participantes até mesmo do exterior. As mais de mil empresas inscritas, sendo 45% delas brasileiras e 55% estrangeiras, entraram buscando ser vencedoras nas seguintes categorias: startup mais inovadora, mais sustentável, mais escalável, melhor time e a grande campeã da Competição de Startups do South Summit Brazil 2022.

Como não podia deixar de ser, a agradável surpresa veio com o resultado inesperado do concurso: das cinco categorias citadas acima, os prêmios de três delas foram entregues para startups que fazem parte do Instituto Caldeira, espaço que também é o endereço do FCRT em Porto Alegre.

 

Por fim, o grande vencedor

O Instituto Caldeira tem se mostrado um ambiente fértil para a inovação em Porto Alegre. Com o objetivo de realizar conexões que acelerem a inovação, seus mais de 22 mil metros quadrados de espaço aproximam corporações e startups por meio de programas de inovação e eventos. Isso sem contar o desenvolvimento de talentos, o apoio à sociedade a participação do poder público com projetos de inovação e transformação digital.

O resultado das iniciativas do Instituto ficou evidente no South Summit: três das cinco vencedoras estão sediadas no Caldeira: YoursBank, a grande vencedora, Pix Force, escolhida como startup mais inovadora, e Aprix, que levou o prêmio de melhor equipe. Quer conhecer cada uma delas? Acesse o blog do Instituto: https://bit.ly/3LbS0X7.